Com a chegada da temporada de festas de final de ano são comuns os excessos. Além dos exageros na alimentação, também há maior consumo de bebidas alcoólicas que, muitas vezes, podem gerar um mal-estar generalizado denominado ressaca. Esse desconforto vem acompanhado de sintomas gastrintestinais como náuseas, vômitos e diarreia. Além disso, tontura, dores de cabeça e fadiga fazem parte do quadro. Ainda, ocorre a alteração da pressão arterial, que se eleva, e o aumento dos batimentos cardíacos. Menos comum, mas que ainda pode estar presente é o aumento da sensibilidade à luz e aos ruídos.
A nutricionista Isadora Borne Ferreira afirma que cientificamente, pouco se sabe sobre como "curar" uma ressaca, visto que não é de interesse da comunidade científica o consumo excessivo de álcool.
- Porém, como muitos dos sintomas estão relacionados à desidratação causada pelo álcool existem algumas formas de atenuar esses sinais através da alimentação - pontua a especialista.
Confira as dicas da nutricionista:
- Antes da festa -
É recomendável realizar uma refeição leve, com alimentos integrais e pouca quantidade de gordura. Isso vai fazer com que o álcool seja absorvido de forma mais lenta pelo organismo. Um sanduíche natural com pão integral ou macarrão integral com molho de tomate são boas opções.
- Durante a festa -
Indica-se o consumo de água mineral, preferencialmente, sem gás. O ideal é intercalar o consumo de água com o de bebida alcoólica em uma razão de dois copos de água para um de bebida alcoólica. Assim o corpo manterá a sua hidratação por mais tempo.
- Pós-festa -
No dia seguinte mantenha o corpo hidratado. Além da água, água de coco, suco de frutas e bebidas isotônicas auxiliam no processo de reidratação. Essas bebidas contêm carboidratos e sais minerais. Chás também podem ser bons aliados no combate à ressaca, chá de alcachofra, boldo e carqueja tem propriedades benéficas para o trato digestivo e fígado.
- Evite -
Cuidado com as bebidas estimulantes, ou seja, aquelas que contêm cafeína. Café, chá mate e chimarrão devem ser evitados uma vez que possuem efeito diurético. O mesmo vale para os refrigerantes que além de grande quantidade de açúcar também têm cafeína e quantidades elevadas sódio. O sódio, por sua vez, junto ao calor aumenta o inchaço.
- Na praia -
Para quem está na praia os picolés são uma boa opção. Dê preferencia aos picolés de frutas e evite os com leite, pois são mais gordurosos. Evite, portanto, alimentos ricos em gorduras. Churrasco e feijoada não são boas opções. O consumo de frutas é permitido e indicado, o ideal é escolher frutas com maiores teores de água, são elas: melancia, melão, tangerina, uva, pera e frutas vermelhas.
- Para curar os enjoos -
Por fim, para combater as náuseas o gengibre é um grande aliado. Essa planta de uso milenar na medicina oriental possui ação sobre o sistema digestivo e tem a capacidade de atenuar enjoos e náuseas. O seu uso pode ser na forma de chá ou como condimento em outras preparações.