Muitos problemas de saúde não demonstram sintomas no início de seu desenvolvimento e o tratamento sempre tem melhores resultados quando feito precocemente. Mas, melhor do que cuidar de uma doença no seu início, é prevenir, como já diz o ditado.
Com a coluna não é diferente. E a maior parte da população já teve problemas com dores nas costas em algum momento da vida. Ao invés de apelar para analgésicos, alguns hábitos poder prevenir problemas na coluna, conforme o quiropraxista Luiz Miyajima.
- A quiropraxia trabalha na origem da dor, ao contrário dos analgésicos, que só aliviam os sintomas e não tratam a causa da enfermidade- explica Miyajima.
O acompanhamento desde cedo com um quiropraxista é uma forma de prevenir que sejam necessárias futuras cirurgias na coluna vertebral.
- Do mesmo jeito que procuramos um dentista quando sentimos dor nos dentes, devemos ir ao quiropraxista sempre que houver qualquer sinal de dor na coluna para que ele possa investigar as causas e tratar o problema - completa.
Entre os problemas que a má postura e o carregamento constante de peso podem causar está a escoliose. Pessoas sedentárias têm maior probabilidade de desenvolver o famoso "bico de papagaio". Por isso, o especialista recomenda, além de acompanhamento profissional, adicionar exercícios físicos à rotina e realizar todas as atividades do cotidiano, como trabalhar, dirigir e fazer serviços domésticos, com atenção à posição da coluna.