Porto Alegre ganhou uma clínica voltada à saúde masculina, a Andrologia Moinhos, que será inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (8). Situado no bairro Moinhos de Vento, o local busca oferecer atendimento focado no bem-estar integral dos homens, com uma estrutura que combina saúde física e emocional.
O espaço foi fundado por quatro urologistas para preencher uma lacuna nos cuidados masculinos, muitas vezes negligenciados. Para isso, a clínica conta com uma equipe multidisciplinar e trabalho integrado para atender às necessidades dos pacientes.
Entre as áreas de atuação, destacam-se tratamentos para disfunção erétil, distúrbios de ejaculação, infertilidade, saúde da próstata, além de orientação para estilo de vida saudável e intervenções estéticas masculinas.
O local tem parceria com a Perito Urology, clínica do andrologista Paul Perito, reconhecido na área de saúde sexual masculina. A colaboração resulta em tratamentos com tecnologias e técnicas avançadas, que agora chegam ao Brasil.
O que é a andrologia?
Apesar de ser uma especialidade importante para a saúde masculina, a andrologia ainda é pouco conhecida. Muitos pacientes também confundem a andrologia com a urologia, mas existem diferenças fundamentais.
Enquanto o urologista trata de questões do trato urinário tanto de homens quanto de mulheres, o andrologista foca na saúde sexual e reprodutiva masculina, desempenhando um papel semelhante ao do ginecologista para o público feminino.
Segundo o Journal of Adolescent Health, por exemplo, mais de 34% dos jovens enfrentam alguma forma de disfunção sexual, como ejaculação precoce e dificuldades de ereção.
— A andrologia é fundamental, pois vem ao encontro de uma mudança de longevidade, perspectiva e expectativa de vida saudável do homem — explica o urologista Gabriel Veber, um dos fundadores da clínica.
Cuidado do corpo e da mente
Outro diferencial da clínica é a atenção à saúde integral do homem. Isso envolve não apenas aspectos físicos, mas também emocionais. Segundo o especialista, muitas das condições tratadas, especialmente as disfunções sexuais, estão intimamente ligadas à saúde mental do paciente.
— O objetivo é oferecer um tratamento multidisciplinar e holístico, cuidando de todos os aspectos da saúde do homem, em diversas especialidades, que vai do psicólogo ao oncologista — finaliza Veber.
*Produção: Murilo Rodrigues