Usuários do Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme), em Porto Alegre, reclamaram das mais de três horas de espera na fila para retirada de medicamentos na tarde desta sexta-feira (29).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da Capital, o aumento no número de pessoas buscando atendimento é provocado pela renovação de contratos de serviços, o que exigiu a mudança na administração do espaço e a implementação de novos processos, acarretando lentidão do atendimento.
Ainda de acordo com a Secretaria, outro ponto que contribuiu para o maior número de pessoas foi a necessidade de retirada de medicamentos, sendo que hoje é o último dia útil de novembro.
A prefeitura afirma que está trabalhando para melhorar o processo e oferecer um atendimento mais organizado. A promessa da secretaria é de que a situação esteja normalizada na segunda-feira, das 8h às 17h.
Ainda sobre as filas, a SMS ainda ressalta que há uma grande quantidade de usuários buscando atendimento presencial para renovação de guias, o que pode ser feito de forma online pelo WhatsApp, com o telefone (51) 3433-0156, em uma nova funcionalidade da Central do Cidadão 156+POA. Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES) orienta que a renovação dos tratamentos também seja feita de forma online no site farmaciadigital.rs.gov.br.