A tarde desta quinta-feira (17) foi inesquecível para cerca de 120 crianças internadas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Em comemoração ao Dia das Crianças, elas foram presenteadas com apresentações musicais, embaladas pela música erudita da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro e pelos acordes do nativismo gaúcho de Renato Borghetti e Daniel Torres, no anfiteatro da instituição.
O evento começou às 15h30min e, além da música, super-heróis e personagens queridos do universo infantil marcaram presença, interagindo com as crianças e trazendo alegria ao ambiente. Sorrisos estavam por toda parte, tanto entre os pacientes quanto nas crianças da creche do hospital, que também participaram da celebração.
— Para as crianças, ter esse momento lúdico é fundamental. Isso faz parte do processo de recuperação, é um elemento terapêutico, pois promove bem-estar, felicidade e alivia a tensão de um ambiente hospitalar — destaca o presidente do HCPA, Brasil Silva Neto.
Música para alegrar
Com um repertório variado e lúdico, a Orquestra Jovem encantou a plateia com músicas como Peixinhos do Mar, de Milton Nascimento, misturando os sentimentos de alegria e emoção entre os pequenos. As apresentações trouxeram um alívio ao clima hospitalar, proporcionando momentos de leveza e descontração.
— Poder oferecer a elas um momento especial, que transforma o ambiente hospitalar, nos traz conforto. A alegria no rosto das crianças mostra que o efeito da música, da orquestra e de um repertório diversificado é positivo — afirma Evandro Matté, coordenador do grupo.
A iniciativa faz parte do projeto Cultura no Clínicas, uma série de eventos culturais organizados pelo hospital para promover o bem-estar dos pacientes. O projeto inclui apresentações musicais, saraus e mostras fotográficas, sendo pensado para acolher e trazer um respiro de leveza ao cotidiano hospitalar.
Espetáculo também nos quartos
Após o espetáculo, os músicos visitaram as áreas de internação, levando a música até os pacientes que, devido a comorbidades, não puderam participar presencialmente. A iniciativa de visitas culturais nas áreas pediátricas é recorrente e muito aguardada, segundo a direção do hospital.
— Momentos como esse trazem mais leveza ao hospital, distraindo as crianças da rotina de tratamento e contribuindo para o bem-estar delas — finaliza o presidente.
*Produção: Murilo Rodrigues