Até a próxima segunda-feira (31), os programas Sesc de Voluntariado e Mesa Brasil Sesc recebem doações de absorventes que, posteriormente, serão distribuídos para mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas por instituições assistenciais cadastradas. Os itens de higiene menstrual podem ser entregues nas Unidades Sesc/RS em Porto Alegre.
A campanha iniciou no dia 28 de maio, data que marca o Dia Internacional da Higiene Menstrual, com objetivo de diminuir as carências da população na área. De acordo com o estudo elaborado pelo Fundo de População das Nações Unidas e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 700 mil meninas e brasileiras vivem sem acesso a banheiro e chuveiro, e uma em cada quatro estudantes brasileiras já deixou de ir à aula por não ter absorventes.
É entendido por pobreza menstrual quando a menina ou mulher não tem condições de fazer higiene menstrual. Ou seja, se caracteriza quando elas não têm acesso a saneamento básico, absorventes e outros itens importantes, como sabonete e calcinhas, por exemplo. O quadro é comum entre pessoas em situação de vulnerabilidade social ou em privação de liberdade.
Os interessados em colaborar com a campanha podem levar os absorventes para três pontos de doação: Sesc Centro Histórico (Rua Vigário José Inácio, 718), Sesc Redenção (Av. João Pessoa, 835) e Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665). O Sesc irá doar os absorventes coletados para instituições cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc.