O Rio Grande do Sul recebeu, nesta terça-feira (31), 35 mil doses de vacinas contra a covid-19 para crianças de cinco a 11 anos. A distribuição aos municípios do lote de Pfizer pediátrica deve começar nesta quarta-feira (1º).
As vacinas serão utilizadas para a segunda dose e reforço dessa faixa etária. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), 148 mil crianças desse grupo estão com a segunda dose em atraso no Estado. Em Porto Alegre, a aplicação foi suspensa na semana passada por falta do imunizante.
O prazo recomendado entre a primeira e segunda dose é de oito semanas. Já o intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser a partir de quatro meses.
Pfizer Baby
Na sexta-feira (3), está prevista a chegada de um lote de 380 mil doses de imunizantes da Pfizer Baby. A vacina é recomendada para crianças de seis meses a três anos. A distribuição deve ocorrer na próxima semana.
Desse total, 120 mil doses serão repassadas aos municípios para a aplicação de primeiras doses. O restante ficará armazenado com a SES, reservadas para a segunda e terceira doses desse público.
O esquema primário prevê a aplicação de três doses. Entre as duas primeiras deve ter um intervalo de quatro semanas, e a terceira precisa ser aplicada oito semanas após a segunda.