Novas doses pediátricas da vacina CoronaVac começaram a ser produzidas pelo Instituto Butantan no domingo (28). A previsão é que o volume encomendado pelo Ministério da Saúde, 1 milhão de doses, seja entregue na segunda semana de setembro.
De acordo com o Butantan, o insumo farmacêutico ativo (IFA), que é importado, chegou na semana passada, passou por controle de qualidade e começou a ser envasado.
A produção servirá para imunização de crianças com idade entre três e quatro anos, que foi o último grupo a ser incluído no Programa Nacional de Imunização contra a covid-19. Embora o Ministério da Saúde tenha comprado um milhão de doses, o Butantan afirma que será produzido um montante de 3,5 milhões.
Até o momento, a CoronaVac é a única vacina contra covid-19 autorizada para essa faixa etária. A recomendação foi feita pelo ministério em 15 de julho e foram usadas as doses já existentes nos estoques dos estados e municípios para este público.
Em Porto Alegre, a prefeitura suspendeu a aplicação de primeiras doses em crianças desse grupo por falta de vacinas na semana passada. A retomada do serviço deve acontecer quando a Capital receber mais lotes do imunizante.