Duas importantes campanhas nacionais de imunização serão realizadas simultaneamente neste ano: crianças de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e profissionais de saúde poderão receber, juntas, as doses contra a gripe e também contra o sarampo (tríplice viral, que contempla ainda a rubéola e a caxumba).
Ambas as campanhas começam em 4 de abril e se estendem até 3 de maio (veja o calendário abaixo). O objetivo do Ministério da Saúde é ampliar o número de imunizados, aplicando duas vacinas em uma única ida ao posto.
De acordo com comunicado divulgado pela pasta, a campanha do sarampo é dirigida a um público de 12,9 milhões de crianças. O objetivo é conseguir vacinar, pelo menos, 95% do total (12,3 milhões) de forma indiscriminada, ou seja, independentemente da situação vacinal de cada uma.
No caso dos profissionais da área da saúde, trata-se de receber doses que estejam atrasadas, sem meta específica a ser alcançada. “Além de proteger esse público contra a doença, considerando o risco diante da maior exposição nos serviços de saúde”, acrescenta a pasta na nota.
Calendário da vacinação contra o sarampo e a gripe
- De 4 de abril a 2 de maio: trabalhadores da saúde
- De 3 de maio a 3 de junho: crianças de seis meses até cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)