A Secretaria da Saúde de Porto Alegre aguarda a distribuição das 89 mil doses pediátricas da Pfizer que chegaram ao Rio Grande do Sul na madrugada desta quarta-feira (2) para contemplar as crianças de cinco anos na campanha de imunização contra a covid-19.
Atualmente, a capital gaúcha possui um pequeno lote com esses imunizantes, que são destinados apenas às crianças imunocomprometidas, que, assim como as de cinco anos, só podem receber aplicações dessa marca, conforme determinado pela Anvisa. Para a faixa etária de seis a 11 anos, está disponível a Coronavac. Desde a última sexta-feira (28) o município não alterou o calendário de vacinação.
Embora os novos imunizantes já estejam na Central de Distribuição e Armazenamento (Ceadi) do governo estadual, ainda não há uma previsão de quando serão levados para as Unidades de Saúde. Nesta quinta-feira (3), o Comitê Intergestores Bipartite (CIB) deve se reunir para definir a logística de distribuição aos municípios. A expectativa é que isso ocorra ainda esta semana.
Além da remessa da Pfizer, outros lotes de vacinas chegaram ao Rio Grande do Sul nesta quarta: um deles com 100.960 doses da Coronavac, também destinadas ao público infantil, e outro com 303.205 doses de Oxford/Astrazeneca, que serão aplicadas em adultos e adolescentes.
A prefeitura estima que, desde o início da campanha de vacinação infantil, no dia 19 de janeiro, já foram contempladas 23 mil crianças. Isso corresponde a cerca de 20% da meta esperada pelo município, de atingir 120 mil pessoas de cinco a 11 anos. Autoridades afirmam que a procura passou a aumentar a partir da semana passada, na medida em que a faixa etária foi sendo ampliada.