O Ministério da Saúde disponibilizou, neste domingo (26), uma atualização do aplicativo ConecteSUS, e o sistema voltou a exibir o registro das vacinas aplicadas contra a covid-19. A atualização está disponível nas lojas de aplicativos iOS e Android.
A plataforma foi restabelecida na quinta-feira (23), após ficar 13 dias fora do ar, mas ainda apresentava instabilidade. O serviço foi afetado por uma sequência de ataques hackers que atingiram o ministério. Na sexta-feira (24), a assessoria de imprensa da pasta afirmou que apenas a emissão do certificado persistia com instabilidade em decorrência da grande quantidade de acessos.
A principal utilidade do aplicativo, para muitos usuários, é a emissão do comprovante vacinal, pedido em lugares como restaurantes e espaços de eventos e também em viagens.
Quando funcionando a pleno, depois do login, é possível conferir quando e quais vacinas o usuário recebeu e emitir, em PDF e em três idiomas (português, inglês e espanhol), essa certificação.
Ainda há reclamações, nas redes sociais, de impossibilidade de acesso e geração do certificado, além de erros de registro de doses e vacinas com datas repetidas.