O sábado (2) de sol e temperatura agradável em Porto Alegre levou dezenas de pessoas ao Shopping João Pessoa para fazer a vacina contra a covid-19. Esse é um dos quatro pontos que estão abertos hoje para a população receber a primeira dose, a segunda ou o reforço dos imunizantes.
Com movimento intenso ao longo da manhã, o João Pessoa registrava uma fila que percorria a Avenida da Azenha até quase alcançar a Avenida Ipiranga. Apesar do grande número de pessoas, o tempo de espera estimado era de 40 minutos. De acordo com as equipes de trabalho, a procura maior era pela segunda dose da vacina AstraZeneca, que se esgotou na sexta-feira (1º) em todos os postos da Capital.
Para não deixar de oferecer esse imunizante no fim de semana e na manhã de segunda (4), a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) conseguiu, junto à Secretaria Estadual da Saúde (SES), a liberação de 8 mil doses. Foram distribuídas 3,5 mil para os pontos abertos neste sábado.
Segundo a SMS, a manhã também foi movimentada no posto da Tristeza, na Zona Sul.
Pontos abertos até as 17h
Sentada com o rabo entre as pernas, a pequena Lupita esperava sua tutora, Felicitas Chaves, 38 anos, na porta do shopping. Para ingressar no local de vacinação, a professora de yoga, nascida na Argentina e radicada na Capital há 10 anos, deixou a peluda aos cuidados da equipe de enfermagem.
Com um buquê de flores coloridas em uma mão e a cachorrinha em outra, Felicitas comemorava a segunda dose.
_ A vacina significa que vou poder viajar para a Argentina e visitar minha família que não vejo há dois anos em razão da pandemia. Esse era o plano para hoje: me vacinar. Então, as flores são para celebrar a vida. Que felicidade!
Além do shopping João Pessoa, funcionam, até as 17h deste sábado, as unidades de saúde São Carlos, na Zona Leste, Tristeza, e Assis Brasil, na Zona Norte. Eles oferecem a primeira dose para pessoas acima de 12 anos, segundas doses de AstraZeneca (para quem tomou a primeira dose há 10 semanas), CoronaVac (para aqueles que tomaram a primeira dose há 28 dias) e Pfizer (para quem tomou a primeira dose há oito semanas), e a dose de reforço para idosos com 70 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal há seis meses ou imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias.