A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) informou, na tarde desta sexta-feira (1°), que não há mais doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 para segunda aplicação. Segundo a assessoria, ao meio-dia todos os pontos de imunização da Capital já haviam registrado falta.
A orientação a quem precisa completar o esquema vacinal com a AstraZeneca em Porto Alegre é aguardar a distribuição de novas doses.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), 52.750 doses do imunizante da Fiocruz para segunda aplicação chegaram na terça-feira ao Rio Grande do Sul, e outras 162.050 devem chegar ainda nesta sexta-feira. Com quantias que estão no estoque, a SES estima que 310.270 doses para segunda aplicação de AstraZeneca sejam entregues na segunda-feira (4) ao Estado.
Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre só deve voltar a oferecer a segunda dose desse imunizante a partir de terça-feira (5).
Outras cidades
Em Viamão, na Região Matropolitana, o estoque está reduzido, mas há quantidade suficiente da vacina até segunda. A situação se repete em Alvorada, Gravataí, Guaíba e Canoas.
Em Novo Hamburgo, as doses restantes de AstraZeneca estão sendo usadas apenas para quem agendou a segunda aplicação. A cidade de São Leopoldo também está com estoque baixo, por isso, não ampliou o público que pode fazer a segunda dose.