O laboratório francês Sanofi anunciou nesta terça-feira (28) que vai interromper o desenvolvimento de uma vacina de RNA mensageiro contra a covid-19, mas prosseguirá com a pesquisa de outro imunizante contra o vírus, atualmente em fase de testes clínicos.
Apesar dos resultados intermediários positivos para as fases 1 e 2 dos testes do produto de tecnologia de RNA mensageiro, a Sanofi considera que ele chegaria muito tarde ao mercado: até o fim do ano, a produção de vacinas contra a covid-19 deve alcançar 12 bilhões de doses.
Os resultados da fase 3 de outra vacina desenvolvida pela farmacêutica, baseada em uma proteína recombinante e desenvolvida com a britânica GSK, são aguardados para até o fim de 2021.
— A necessidade não é criar novas vacinas contra a covid-19 de RNA, e sim de dotar a França e a Europa de um arsenal de vacinas de RNA mensageiro para uma próxima pandemia, para novas patologias — declarou Thomas Triomphe, vice-presidente do setor de vacinas da Sanofi.
Em consequência, a Sanofi não desenvolverá a fase 3 para esta vacina "pois não há uma necessidade de saúde pública de ter outra vacina de RNA mensageiro", completou.