O governo do Rio Grande do Sul emitiu nesta quarta-feira (22) um novo aviso para a região de Pelotas dentro do Sistema 3As de monitoramento da pandemia. A medida foi adotada após análise feita por técnicos do GT de Saúde e divulgada depois de uma reunião do Gabinete de Crise. O motivo do aviso, conforme a análise feita por técnicos do grupo de trabalho, é o aumento contínuo de casos de covid-19 na área de Pelotas (R21).
A região lidera esse indicador, que é de quase o dobro da média estadual. Foram registrados 158,8 novos casos por 100 mil habitantes na R21, enquanto que a média estadual no mesmo período foi de 83,4 casos por 100 mil habitantes.
Segundo o governo do Estado, o aviso também se justifica porque, além do crescimento no número de casos, a região é a que tem a quarta menor taxa de imunizados, já que 39,3% da população está com o esquema vacinal completo, enquanto que o percentual no RS é de 44,3%.
Fazia cinco semanas que o Estado não emitia novos avisos ou alertas. O aviso recebido hoje por Pelotas é a primeira etapa do sistema de monitoramento da pandemia no RS. A segunda é o alerta.
— Seguimos com o dedo no pulso, como o governador Eduardo Leite costuma dizer. Mesmo com a ampliação da população gaúcha vacinada e a estabilização do cenário da pandemia no Estado de forma geral, reforçamos o lembrete feito sempre pelo GT Saúde de que a pandemia não acabou e de que precisamos seguir respeitando os protocolos, especialmente em relação ao uso da máscara e à higienização constante das mãos — disse o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior em nota divulgada nesta tarde.