Com o Dia Nacional da Doação de Órgãos comemorado nesta segunda-feira (27), uma Campanha Nacional para a Doação de Órgãos e Tecidos, também chamada “Setembro Verde” busca conscientizar sobre a importância deste gesto que salva a vida de muitas pessoas. Com atuação de 60 voluntários, a VIAVIDA atua há 21 anos em Porto Alegre fazendo um trabalho de educação para novos doadores e de prevenção nos cuidados com a saúde.
Segundo a instituição, a Capital é procurada para realização de transplantes pela falta de especialização na maioria dos Estados, por isso o projeto mantém a Pousada Solidariedade, no bairro Jardim do Salso, hospedando gratuitamente quem precisa de transplante e não tem como se manter financeiramente na cidade. O local também recebe pacientes e familiares de outros estados brasileiros. São pessoas nas etapas pré e pós-transplantes, com prioridade a crianças e jovens.
A pousada oferece alimentação básica, condições de higiene e serviços de apoio pedagógico e psicológico, como oficinas de artesanato, informática e culinária. O custo de manutenção é alto, por isso doações são bem-vindas. O valor da diária por cada pessoa/leito é de R$ 90, sendo o gasto mensal médio de R$ 54 mil para atender 600 hóspedes. São prestados 20 atendimentos por dia, chegando a um total de mais de 100 mil pessoas contempladas durante os 14 anos de atuação da Pousada.
Além do serviço de hospedagem, a VIAVIDA também distribui cestas básicas a famílias de baixa renda de transplantados e faz eventos para arrecadar recursos para seguir com as iniciativas. Para ajudar, é possível fazer uma transferência bancária, atuar como voluntário ou buscar mais detalhes sobre como ser um parceiro no site da instituição.
Informações para doações
DADOS BANCÁRIOS
VIAVIDA pró Doações e Transplantes
Banco BANRISUL
Ag. 1167
C/C: 06008585.00
Envie as informações do depósito através do e-mail: via@viavida.org.br
Se quiser sugerir uma iniciativa, entre em contato pelo e-mail: kathlyn.moreira@rdgaucha.com.br
O quadro Vestindo a Camiseta divulga ações de solidariedade e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no programa Gaúcha Hoje, da Rádio Gaúcha.