O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta-feira (18) ser contra a obrigatoriedade do uso de máscara e defendeu a retomada das aulas presenciais. A declaração foi dada em entrevista ao canal de vídeo Terça Livre, disponível nas redes sociais. De acordo com o ministro, multar pessoas que não utilizam máscara não faz sentido.
— Somos contra essa obrigatoriedade (do uso de máscaras). O Brasil tem muitas leis e as pessoas, infelizmente, não observam. O uso de máscaras tem de ser um ato de conscientização — afirmou Queiroga, que completou dizendo que não se pode criar uma "indústria das multas".
O ministro destacou ainda que, quando se criam leis para obrigar a população a utilizar máscaras, há uma clara falha nas ações de conscientização. Em diversos Estados e municípios, o uso do equipamento de proteção facial é obrigatório.
O ministro da Saúde frisou que também não há motivo para questionar o retorno das aulas presenciais.
— Ah, porque o professor não vacinou? Isso não é justificativa. Daqui a pouco quer que o avô do professor se vacine. Não tem sentido. Os alunos têm de ir para a sala de aula — destacou.