O Hospital Vila Nova, localizado na zona Sul de Porto Alegre, confirmou nesta sexta-feira (6) que a Unidade Clínica 1 da instituição enfrenta um surto de casos de covid. A mantenedora do Vila Nova informou que o problema foi observado nesta semana. A unidade comporta 60 leitos e, quando foi bloqueada, na última segunda-feira (2), tinha 55 pacientes internados. Desses, 29 foram infectados pelo vírus, além de 14 funcionários, totalizando 43 doentes.
Conforme a instituição hospitalar, o surto já foi controlado e os pacientes contaminados foram testados, sem comprovação de casos da variante Delta. Em razão disso, a emergência e as unidades de internação seguem aptas para receber pacientes, garante o hospital. O setor afetado já foi descontaminado.
Em parceria com a prefeitura, o local reserva 92 leitos de internação e 36 de UTI para tratamento de casos de covid desde o começo do ano. Segundo nota do hospital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi imediatamente informada a respeito do surto.
Surto no Conceição
O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) suspendeu na quinta-feira as visitas ao Hospital Nossa Senhora da Conceição por tempo indeterminado e restringiu o setor de emergência a casos graves que cheguem via Samu, em razão de um surto da doença. Nesta sexta-feira (6), mais nove pacientes foram diagnosticados, além de outros quatro funcionários, totalizando 45 pessoas envolvidas no surto, que se alastrou para pelo menos oito alas de enfermaria. Um técnico de enfermagem morreu em razão da doença.
A SMS informou que a Diretoria de Vigilância em Saúde está monitorando o surto. Há suspeita de casos da variante Delta devido à velocidade de transmissão. Amostras de pacientes positivos para covid-19 foram encaminhadas para sequenciamento genético.
Confira a nota do Hospital Vila Nova
Nota de esclarecimento
A Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) informa que o surto de Covid-19 − ocorrido na Unidade 1 – já foi controlado e, até o momento, não foram identificados novos contágios em outros postos de internação da instituição. As medidas de controle adotadas estão em concordância com os mais recentes protocolos do Ministério da Saúde para prevenção da Covid-19 e com a validação dos serviços de vigilância, sendo efetivas em conter a disseminação do vírus, sem propagação para outras áreas do hospital.
Além disso, não foram confirmadas ocorrências da variante Delta nos casos de Covid-19 na AHVN, conforme falsas mensagens de áudio que circulam nas redes sociais. Importante destacar também que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi imediatamente comunicada sobre o fato após a constatação do surto.
A AHVN esclarece ainda que o setor de Emergência e as unidades de internação do hospital estão aptas a continuarem recebendo pacientes para atendimento.
Direção da AHVN