O Rio Grande do Sul registra, pelo terceiro dia seguido, mais de 2,5 mil pessoas com covid-19 internadas em leitos clínicos. O total de pacientes com a doença nessas vagas teve uma leve queda nas últimas duas semanas e, agora, dá sinais de estabilização em patamar elevado.
No fim da tarde desta quinta-feira (17), havia 2.586 pacientes com covid-19 em leitos clínicos — também chamados de leitos de enfermaria. O patamar atual ainda é 85% mais grave do que o pior momento registrado em 2020.
Em geral, alterações consistentes no indicador de internações clínicas antecipam mudanças proporcionais no total de pacientes com a doença em UTIs. No fim da tarde desta quinta, havia 1.832 pessoas com covid-19 em leitos de alta complexidade. Esse número é o dobro do pior momento de 2020 — em 12 de dezembro, havia 902 pessoas com a doença nesses leitos.
O total de pacientes com covid-19 em situação grave pressiona o sistema de UTIs no Estado. Em 14 das 21 regiões covid, o nível de ocupação das unidades estava acima de 90% na tarde desta quinta. A situação crítica é registrada nas zonas de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Guaíba, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana.