Mantendo a tendência das últimas três semanas, o número de pacientes internados com covid-19 em leitos clínicos voltou a cair no Rio Grande do Sul. Na tarde desta segunda-feira (28), são 2.015 pessoas hospitalizadas nesses leitos de baixa e média complexidade.
Desde o último pico, registrado no início deste mês, a queda é de 30,9%. Apesar da redução, o patamar segue elevado. Na comparação com o pior momento de 2020, o Estado ainda tem 44,6% mais pacientes internados em leitos clínicos.
O total de pessoas com covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTIs) também está em queda, contudo, ela é mais discreta. São 1.631 pessoas com a doença, nesta segunda, nesses leitos de alta complexidade. Desde o último pico, a redução é de 14,2%.
A redução nesse indicador fez com que o Estado deixasse, nesta segunda-feira, o nível de ocupação de leitos que, pelo já desativado modelo do distanciamento controlado, levava todo o RS à bandeira preta. Após 30 dias, o Estado voltou nesta segunda a ficar acima de 0,35 na relação entre leitos livres e leitos ocupados por pacientes com covid-19.
Regionalmente, o Estado tem, nesta segunda, 10 das 21 áreas com ocupação de UTIs acima de 90%. Estão além do nível crítico as regiões de Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul, Uruguaiana, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Guaíba, Santa Rosa, Pelotas, Caxias do Sul e Cruz Alta.