Com poucas vacinas Oxford/AstraZeneca disponíveis para oferecer a primeira dose, a prefeitura de Porto Alegre deve focar, no início desta semana, em concluir a aplicação da segunda dose da CoronaVac naqueles que estão com o esquema atrasado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o público é de cerca de 12 mil pessoas, que fizeram a primeira aplicação entre 5 e 18 de abril.
A procura neste sábado (22) foi parelha, para primeira e para segunda dose. Muito disputadas nas últimas semanas, as doses de CoronaVac para reforço podem até mesmo sobrar neste sábado (22), depois de concluído o dia de vacinação.
Não acontece o mesmo, porém, com a AstraZeneca – se no início do dia havia quase 5 mil unidades disponíveis nos postos e drive-thrus para aplicação, o estoque contava com menos de 2 mil vacinas na metade de sábado.
Com distribuição prevista para segunda-feira (24), a nova leva de 12,7 mil vacinas da Pfizer deve chegar às unidades de saúde porto-alegrenses na terça-feira (25). O imunizante será oferecido tanto para garantir a dose de reforço quanto para aqueles que procurarem a primeira dose. A prioridade será atender as gestantes, que, por decisão do Ministério da Saúde, não podem receber a aplicação da AstraZeneca.