Com apenas um ponto para a aplicação das doses da Oxford/AstraZeneca, a vacinação em Porto Alegre registrou movimento tranquilo neste domingo (30). Estacionada em frente ao supermercado Risul, na Estrada Afonso Lourenço Mariante, no bairro Lomba do Pinheiro, a unidade móvel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou mais de 100 pessoas entre primeira e segunda aplicações.
A vacinação ocorreu das 9h à 13h e não chegou a registrar grandes filas. De acordo com a equipe que fazia aplicação do imunizante, a maioria das pessoas buscava a primeira dose.
Entre elas estava a aposentada Alzira Mathias, de 81 anos. Ela se foi até o local de vacinação com o filho, João Luis Mathias, de 58 anos, que também é o responsável por seus cuidados.
—Sabia que tinha que fazer a vacina, mas estava esperando o meu filho. Não sabia que ele tinha direito, mas agora conseguimos nos vacinar. Ele me disse: “mãe, vamos lá! A senhora tem que tomar a vacina”, e viemos — revelou.
— Eu faço tudo para ela, não a deixo sair de casa. Quando fiquei sabendo que a vacina estava perto de casa, viemos fazer — afirmou João.
A primeira dose é destinada a pessoas com deficiência permanente com 35 anos ou mais, com comorbidades de 18 anos ou mais, além dos demais grupos que já estavam abertos para a vacinação.
Já a segunda dose é para pessoas que tomaram a primeira vacina há 12 semanas ou mais.
Para proceder com a imunização, é necessário levar documento de identificação com foto e CPF, comprovante de residência ou trabalho na Capital. Pessoas com comorbidades devem apresentar atestado médico, laudo médico, prescrição de medicamentos de uso contínuo, de acordo com o agravo. Indivíduos com deficiência permanente precisam de documento que comprove a deficiência. Além de laudo médico, pode ser cartão de transporte público especial ou cartão de estacionamento para Pessoas com Deficiência.