A procura pela vacina da gripe no início da campanha é baixa, de acordo com a prefeitura de Porto Alegre. Desde o dia 12 de abril, 11.741 pessoas foram imunizadas em Porto Alegre. Os dados foram disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda-feira (19). A demanda segue o nível dos últimos anos, quando a procura também foi menor no início.
Nesta primeira etapa, que segue até 10 de maio, estão sendo vacinadas crianças de seis meses a menos de seis anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, mulheres em pós-parto de até 45 dias e gestantes. Do total de vacinados até agora, 6.868 são crianças entre seis meses e menos de seis anos, 3.634 trabalhadores da saúde, 828 gestantes, 137 puérperas, dois indígenas e 271 idosos.
O objetivo da campanha é vacinar 90% de cada público e até agora, o maior contingente está no grupo das crianças, tendo vacinado 7,4% do público-alvo estimado. No grupo das gestantes, o percentual atual de registros é de 6,7% e trabalhadores de saúde, 3,6%.
É importante destacar que quem fez a vacina contra covid-19 deve esperar o prazo mínimo de 14 dias entre as doses das duas vacinas.