A semana começou com mais uma estatística triste relacionada à pandemia em Santa Maria. No final da tarde de segunda-feira (22), a prefeitura divulgou 17 novas mortes pela doença em seu boletim epidemiológico.
Dos registros confirmados, 15 óbitos ocorreram entre sexta e segunda-feira. Outros dois foram no último dia 10. As vítimas são nove mulheres e oito homens, com idades entre 36 e 96 anos.
O número de um só dia representa mais da metade das mortes que foram registradas em toda a semana passada — a que contabilizou mais vítimas do coronavírus até então. Foram 32 óbitos no período de 14 a 20 de março, uma média de nove a cada dois dias.
Foi também a terceira semana seguida em que o mês de março bate recorde de mortes por covid-19. Os maiores números até então eram das duas semanas anteriores: 30 na retrasada e 18 entre 28 de fevereiro a 6 de março.
Antes disso, o período de sete dias com o maior número de óbitos havia sido entre o final de setembro e o início de outubro.
Março deve ter mais do que o dobro de óbitos na comparação com fevereiro: até agora, foram 97 mortes registradas neste mês, contra 53 de todo o mês passado — aumento de 83%. Desde o início da pandemia, Santa Maria já acumula 352 vidas perdidas em decorrência da covid-19.
O número da prefeitura é maior do que o divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde em virtude do tempo que leva até os dados locais serem inseridos na planilha do Estado.