Técnicos da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis (EVDT), ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, fizeram um alerta, em documento divulgado na sexta-feira (12), sobre a possibilidade de novas variantes do coronavírus estarem circulando na cidade. Ele ressaltaram a importância de os profissionais de saúde da Capital estarem atentos ao atendimento de pacientes com sintomas compatíveis com covid-19 que sejam provenientes de regiões com transmissão comunitária das novas variantes.
As cepas informadas no documento são as do Reino Unido (VOC 202012/01), da África do Sul (501Y.V2) e da região Norte do Brasil, onde alguns Estados já possuem transmissão comunitária da variante P.1.
Segundo a SMS, pacientes suspeitos de infecção por essas variantes e todos os seus contatos próximos devem ser orientados sobre a importância de cumprir isolamento durante todo o período de transmissão viral.
Nesta semana, ainda conforme a SMS, técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Porto Alegre e da Equipe de Vigilância de Serviços de Interesse à Saúde da SMS visitarão os hospitais Vila Nova e Clínicas para avaliar as medidas de prevenção à disseminação intra-hospitalar da variante P1. Os dois hospitais têm, entre os pacientes, moradores da região Norte do Brasil que foram enviados a Porto Alegre para dar continuidade ao tratamento contra a covid-19.