O Rio Grande do Sul engrenou uma sequência de quatro dias com aumento no ritmo de novas infecções por coronavírus. Conforme levantamento de GaúchaZH com dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), desde o início desta semana tem se ampliado a média de contágios registrados diariamente no Estado.
A comparação, chamada média móvel, contrapõe os dados da semana mais recente em relação à anterior. Entre 7 e 13 de agosto, a média diária de novos registros foi de 2.031 casos. No período anterior, de 31 de julho a 6 de agosto, a média diária estava em 1.829. Ou seja, houve um aumento de 11,05% na semana mais recente.
Por outro lado, a confirmação de novas mortes vem caindo. Desde segunda-feira (10), o Rio Grande do Sul tem reduzido o ritmo de óbitos informados. Nos últimos sete dias, foram 353, ou 50,4 por dia. Na semana anterior, haviam sido contabilizadas 406 vítimas, 58 por dia. Os dados têm por base os boletins diários da SES.
A chamada média móvel é uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um dia com outro, analisa-se um período mais amplo com o imediatamente anterior. No caso, sete dias.
O método reduz distorções causadas por atrasos em notificações em fim de semana, quando menos testes são processados por laboratórios.
Nesta quinta-feira (13), a SES confirmou mais 44 óbitos e 2.789 casos registrados nas últimas 24 horas.