Um novo teste para diagnóstico de coronavírus foi desenvolvido por pesquisadores e professores do Instituto do Cérebro (InsCer), do Hospital São Lucas da PUCRS. O exame é mais barato e os resultados ficam prontos em menos tempo, utilizando o diagnóstico molecular.
O laboratório de análises do InsCer é reconhecido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) e está credenciado como laboratório de apoio para diagnóstico do coronavírus.
Conforme o InsCer, o novo teste custa R$ 210 e é voltado para pessoas com ou sem sintomas da doença. O exame utiliza secreção do nariz e na garanta conforme a técnica de PCR.
Nesta terça-feira (5), cerca de 80 funcionários do instituto estão sendo testados com o novo exame. Os testes ficam prontos de seis a 12 horas após a realização, conforme a demanda do laboratório.
No entanto, segundo o coordenador da pesquisa, Daniel Marinowic, os testes inicialmente serão oferecidos somente para instituições e empresas privadas, para que seja realizada a testagem de funcionários. Os resultados positivos para coronavírus serão encaminhados para contraprova em laboratório de apoio.
— Ainda não estamos oferecendo para população geral. A ideia inicial é fazer a testagem de funcionários. Se a empresa tiver 250 funcionários e realizar a triagem e destes, 10 testarem positivo, a contraprova será realizada e assim serão afastados para isolamento. Os demais, poderão trabalhar com segurança.
O professor ressalta que por meio do novo exame é possível realizar uma testagem em um maior número de amostras em um tempo mais curto e por um valor diferenciado. Demais pesquisas seguem sendo realizadas juntamente com o professor Jaderson Costa da Costa, diretor do InsCer e coordenador geral da força-tarefa para coronavírus.