As mortes por coronavírus em Passo Fundo, que chegam a 11 no final da manhã desta terça-feira (28), atingiram, no último fim de semana, o lar de idosos Nossa Senhora da Luz. O local, que vive um surto de covid-19, registrou o primeiro óbito no domingo (26): um idoso de 84 anos, com doença neurológica crônica, que estava internado desde quinta-feira (23) no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Embora o hospital conteste a causa da morte, ela foi incluída no balanço da Secretaria Estadual de Saúde desta segunda-feira (27).
A casa já havia tomado cuidados de higiene desde a última semana, quando foram percebidos os primeiros casos de idosos com sintomas respiratórios. Após a primeira morte, a Obra Social São Vicente de Paulo, responsável pelo local, está reforçando a higienização para os funcionários nesta terça-feira (28):
— Nada muda na rotina, pois já tínhamos as medidas. No sábado, a mobilização já estava completa na casa. Agora estamos reforçando para redobrar os cuidados — afirma o presidente, Jonatha dos Santos de Souza.
Os funcionários devem trocar de roupa quando chegam ao local e usar máscaras durante todo o tempo de trabalho. Além disso, visitas e serviços de terceiros estão suspensos.
Dos 48 residentes, 18 testaram positivo para coronavírus. O local foi colocado em isolamento global: os idosos que estão na casa seguem em contato uns com os outros, e os funcionários mantêm cuidados para não se infectarem, nem transmitirem a doença. A explicação para esse tipo de isolamento é que o contato entre os idosos já vinha ocorrendo previamente. Além disso, como muitos têm demência, não aceitam máscaras e não compreendem as medidas.
Por isso, a administração avalia que o número de casos positivos pode aumentar:
— É muito provável que outros idosos já tenham se infectado, mas isso não apareceu nos testes rápidos. Temos que avaliar o que vai acontecer.
Até a noite de segunda-feira, três idosos estavam internados. Um deles retornou para a casa — apesar de ter testado positivo para coronavírus, a razão da internação era uma complicação por outra doença. Duas funcionárias estão afastadas: uma há cerca de 40 dias, e outra, 20 dias.
Medidas na cidade
A prefeitura de Passo Fundo mantém o comércio aberto na cidade, além de outros setores da economia. As atividades, no entanto, são acompanhadas de medidas de prevenção e restritas de acordo com a capacidade dos estabelecimentos. O uso de máscaras também é obrigatório para todos que forem sair às ruas e para o atendimento em estabelecimentos autorizados.
O Executivo diz que, por enquanto, as medidas tomadas são adequadas à situação do município. Segundo a prefeitura, um fator importante a ser avaliado é a capacidade do sistema de saúde. Nesta terça-feira, 57% dos leitos de UTI específicos para covid-19 estão em uso e a ocupação dos respiradores chega a 45%.