Não são poucas as histórias de solidariedade entre o povo na China no último mês, desde que eclodiu o surto de um novo tipo de coronavírus no país. Nesta semana, a Xinhua, agência de notícias do governo chinês, chamou a atenção para a história de um imigrante proprietário de um restaurante turco na cidade de Fuzhou que está distribuindo refeições gratuitas a trabalhadores que atuam no combate ao surto.
Na semana passada, notícias sobre doações de máscaras de proteção e bandeiras de encorajamento hasteadas em em Wuhan, epicentro do surto, já figuravam nos portais. Os atos de solidariedade não estão, porém, restritos às cidades mais afetadas: a província de Fujian, onde fica Fuzhou, é a 15ª província com mais casos, somando 267 casos e nenhuma morte — proporção muito menor do que a epidemia existente em Hubei, onde fica Wuhan, que já ultrapassou 31 mil casos confirmados e 974 óbitos.
O turco Alaaddin Colak leva refeições gratuitas feitas em seu restaurante para os profissionais, que trabalham combatendo o surto em comunidades de Fuzhou, capital da província de Fujian, no sudeste chinês. Ele vive há 25 anos na China e é proprietário de um restaurante de comida turca popular da cidade, segundo a Xinhua.Segundo
Preocupados com o surto do novo coronavírus, Colak e sua esposa, Lin, decidiram servir voluntariamente refeições gratuitas a agentes locais de prevenção à epidemia, para expressar o seu suporte e encorajar o seu trabalho.
Confira imagens da distribuição feita pelos comerciantes: