O paciente com suspeita de estar com o novo coronavírus em São Leopoldo teve diagnóstico descartado. A prefeitura de São Leopoldo informou, por meio de nota, que ele tem gripe H1N1. O homem permanece em atendimento na UPA Scharlau.
O coronavírus foi desconsiderado a partir das amostras de material coletado, na terça-feira (28), e enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen), que forneceu o parecer final nesta quarta-feira (29). A partir deste resultado, o paciente será medicado com Tamiflu, informou a prefeitura.
Outra pessoa que apresentava quadro febril após contato com este paciente apresentou melhora. Também receberá medicamento para gripe H1N1.
Saiba mais sobre H1N1
Vírus da gripe, tem diferentes subtipos, como A (H1N1), A (H3N2) e B.
Sintomas
Falta de ar, cansaço e febre são sinais de uma possível contaminação pelo vírus. A recomendação é buscar ajuda médica nesses casos, especialmente se a pessoa estiver em algum grupo de risco.
Prevenção
A recomendação de especialistas é se vacinar, higienizar bem as mãos com água e sabão, ter sempre álcool gel em mãos, manter ambientes bem ventilados e evitar contato com pessoas contaminadas.