O Ministério da Saúde confirmou à GaúchaZH que o Rio Grande do Sul tem um caso suspeito de coronavírus. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, o caso que está sendo analisado é de um homem que mora na China e que veio visitar parentes em São Leopoldo no dia 24 de janeiro. Os sintomas relatados pelo paciente foram febre e insuficiência respiratória, que estão entre os sinais provocados pelo novo coronavírus.
A prefeitura de São Leopoldo esclarece que se trata de um paciente de 40 anos, morador da cidade de Kunming. O homem foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Scharlau na manhã desta terça-feira (28), relatando ter chegado da China há quatro dias. Conforme a assessoria da prefeitura, ele segue internado na UPA e em isolamento para observação. O material da coleta do seu exame foi encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen), que é responsável pela análise.
Além desse caso no Rio Grande do Sul, outro também está sendo monitorado em Minas Gerais. O governo federal avalia que, até sexta-feira (31), os casos mineiro e gaúcho poderão ser confirmados ou descartados. Conforme Gabbardo, o próximo passo é monitorar quem esteve em contato com a pessoa que motivou a notificação recebida pelo Ministério.
Este não é o único caso que vem sendo monitorado no Rio Grande do Sul pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), ligado à Secretaria da Saúde do Estado. A pasta não quis informar onde residem os outros pacientes.
Confira a íntegra da nota da prefeitura de São Leopoldo: "Esclarecimento da Prefeitura de São Leopoldo sobre suspeita de Coronavírus: A Prefeitura de São Leopoldo informa que na manhã da terça-feira, 28 de janeiro, recebeu um paciente de 40 anos, na UPA Scharlau, apresentando febre. Ele relatou ter chegado há 4 dias da China. A equipe procedeu o atendimento conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde, isolando o paciente e realizando exames prévios. O material da coleta do exame foi encaminhado nesta tarde ao Laboratório Central do Estado (Lacen) que é responsável pela análise. O paciente segue internado e em isolamento para observação.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo, através da Vigilância Epidemiológica, em sintonia com o Centro de Vigilância Estadual (CEVS) monitora o caso desde o seu início, e uma nota técnica conjunta também será emitida. O paciente é morador da cidade de Kunming, há mais de 1500 km de Wuhan, cidade onde surgiram os primeiros casos do vírus na China. Reforçamos que a população se oriente pelas informações oficiais, não se deixando levar por notícias falsas e alarmistas. Seremos, como é nossa conduta de governo, extremamente transparentes sobre o caso e devidas informações."