O Hospital Ramón y Cajal, de Madri, na Espanha, diagnosticou o vírus da dengue em um jovem que se contaminou ao manter relações sexuais sem proteção com outra pessoa que havia voltado doente de uma viagem pelo Caribe. As informações são do portal El País. Essa é uma das primeiras infecções sexualmente confirmadas no mundo da dengue e a primeira da Europa. Existem apenas referências na literatura científica de outro caso semelhante na Coreia do Sul. A maior parte dos casos da doença é transmitida pela picada de mosquitos.
O caso, que foi confirmado pelo Centro Nacional de Microbiologia do Instituto de Saúde Carlos III, ocorreu no início de setembro. O parceiro sexual do paciente era outro homem que havia viajado recentemente a Cuba e à República Dominicana, países onde há muitos casos de dengue. Esse caso importado havia desenvolvido sintomas compatíveis com a doença 10 dias antes.
A suspeita clínica foi confirmada pelo serviço de microbiologia do hospital de Madri e abriu novas questões sobre a origem da infecção. Além do fato de não ser registrada a presença do mosquito-tigre Aedes albopictus em Madri, o paciente não visitou recentemente áreas em que ele é encontrado na Espanha, como a costa do Mediterrâneo. O período de incubação da dengue é geralmente entre quatro e 10 dias.
A investigação do caso envolveu o Hospital Ramón y Cajal e também a Direção Geral de Saúde Pública da Comunidade de Madri. A apuração incluiu inspeções para excluir a presença do mosquito na residência do doente ou em qualquer um dos locais de Madri visitados pelos dois. Além disso, testes genéticos mostraram que a cepa do vírus encontrada nas amostras colhidas nos dois pacientes é idêntica e coincide com a que circula atualmente em Cuba.
Natalia Rodríguez, médica do serviço de saúde internacional do Hospital Clínic de Barcelona e pesquisadora do ISGlobal – centro patrocinado pelo banco La Caixa que trabalha para a promoção da saúde global – destaca a importância do caso:
— A transmissão sexual pelo vírus zika estava muito bem descrita na literatura científica, mas este caso é muito relevante, porque junto com o da Coreia, são os únicos envolvendo o vírus da dengue.
A dengue é uma doença causada por um vírus habitualmente transmitido através da picada de um mosquito e que é endêmica em vários países da América, Sudeste Asiático e África. O quadro clínico se caracteriza por um mal-estar generalizado, febre alta, dor de cabeça e uma erupção no rosto que se estende pelo pescoço, tórax e extremidades.
Casos detectados na Espanha
Todos os casos detectados na Espanha até outubro de 2018 tinham sido importados, como se denominam os casos diagnosticados em pessoas que tinham contraído a doença no exterior. Há um ano, entretanto, foram diagnosticados os primeiros casos de transmissão nativa do vírus pelo mosquito-tigre em três membros de uma mesma família de Múrcia (sudeste da Espanha); depois, outros duas na mesma região; e, finalmente, um sexto caso na Catalunha (nordeste da Espanha). Em todos eles, o inseto pica primeiro um caso importado e, depois de sofrer um processo de infecção em seu organismo, transmite a doença ao picar outra pessoa.
Em setembro foi detectado um novo caso nativo na região metropolitana de Barcelona. O de Madri seria o oitavo contágio nativo registrado na Espanha, embora desta vez a via de contágio tenha sido diferente. França e Croácia também registraram na Europa episódios nativos da enfermidade, todos eles vinculados ao mosquito-tigre.