Uma menina de 11 anos morreu, nesta terça-feira (14), vítima de meningite bacteriana no município de Restinga Sêca, na Região Central. A vítima foi identificada como Eduarda Forrati Joras.
Conforme a prefeitura, a menina era aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Manoel e filha de uma professora do município, que é diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Bela Vista. As duas escolas estão sem aulas. Durante a manhã, ocorre o funeral da menina.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há registro de outros casos da doença. A prefeitura descarta a possibilidade de surto e afirma que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Meningite
A meningite pode ser transmitida por vírus, fungos ou bactérias, sendo a meningite bacteriana a mais grave delas. Os principais sintomas são febre e manchas vermelhas no corpo, mas isso pode variar dependendo da bactéria que transmitiu a doença, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
A vacina meningocócica C, disponível na rede pública, protege contra o tipo C da bactéria Neisseria meningitidis. Entre as formas de meningite bacteriana causadas por esse agente, o tipo C é o mais comum.
As doses recomendadas são aos três e cinco meses de idade, com um reforço aos 12 meses. Crianças e adolescentes dos 11 aos 14 anos também têm recomendação da vacina, com a aplicação de dose única.
O SUS distribui ainda outros tipos de vacinas contra meningite que estão previstas no calendário de vacinação das crianças.
- Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite pneumocócica. Doses recomendadas: aos dois meses (1ª dose), quatro meses (2ª dose) e uma de reforço aos 12 meses.
- Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. São três doses recomendadas: aos dois, quatro e seis meses, com reforços aos 15 meses e quatro anos.
- BCG: protege contra as formas graves da tuberculose, principalmente em sua forma mais grave, que pode evoluir para uma meningite. Recomendação: dose única ao nascer.