A Secretaria Estadual da Saúde (SES) investiga a morte de uma criança de dois anos em São Leopoldo, no Vale do Sinos, na última terça-feira (12). A menina foi internada no Hospital Centenário com sintomas semelhantes ao de meningite e morreu poucas horas depois. A Vigilância em Saúde aguarda o resultado de um exame em São Paulo para confirmar os motivos que a levaram à morte.
O irmão da menina, de 11 meses, também foi internado no hospital, mas segue instável. No caso dele, foi descartada a possibilidade de ser meningite.
Outra criança, desta vez de 12 anos, também deu entrada no Centenário com manchas no corpo na última quinta-feira (14). Os exames, porém, deram negativo para meningite bacteriana. A Secretaria Municipal da Saúde aguarda os resultados para meningite viral, dengue e febre maculosa.
A SES confirma que ambas as crianças estão vacinadas contra meningite, inclusive a que veio a óbito. A prefeitura de São Leopoldo emitiu um comunicado negando um surto da doença no município, como chegou a circular pelas redes sociais, e acalmando a população.
Em nota, a administração leopoldense garante que “foi administrada medicação preventiva (quimioprofilaxia) aos profissionais de saúde que fizeram o atendimento à menina de dois anos, como também foi realizada reunião com trabalhadores da escola de educação infantil frequentada pela criança, com a participação de familiares e responsáveis, onde foi disponibilizada a medicação preventiva para todas as crianças que frequentam a escola”.