Quem pretende viajar para a praia ou regiões de trilhas e cachoeiras durante o Carnaval e ainda não está imunizado contra a febre amarela, deve tomar a vacina ainda nesta terça-feira (19), considerando o fato de que ela leva dez dias para fazer efeito. O alerta foi emitido pela Secretaria da Saúde de São Paulo.
— Aos que tomarem a vacina em período inferior a 10 dias da viagem marcada para o Carnaval, recomendamos que evitem adentrar áreas verdes, usem repelentes e roupas compridas de cor clara para reforçar a prevenção — afirma a diretora de imunização da pasta, Helena Sato.
Conforme a diretora, nesse período, as regiões de matas e cavernas dos parques estaduais de São Paulo são mais procuradas por pessoas que buscam curtir o período do Carnaval em contato com a natureza.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Rio Grande do Sul e é a melhor forma de prevenção contra a doença. Podem ser imunizadas pessoas de nove meses a 59 anos. A partir dos 60 anos, é preciso fazer uma avaliação médica antes da imunização. A vacina, que só precisa ser tomada uma vez durante a vida, não é indicada para mulheres amamentando, gestantes e imunodeprimidos.
Em caso de dúvidas sobre se deve ou não fazer a vacinação, em razão de estar passando por algum tratamento, busque orientação médica.