O método de parto que usa a auto-hipnose em gestantes que estão prestes a dar à luz tem causado alvoroço na comunidade britânica. Depois que Kate Middleton apareceu bem e disposta, horas após passar pelo trabalho de parto, e rumores de que ela teria usado a técnica surgiram, agora, há boatos de que a duquesa de Sussex, Meghan Markle, deseja realizar o mesmo procedimento. Meghan está grávida de 15 semanas. As informações são da revista Marie Claire.
No Brasil, a técnica já existe desde 2013 e, desde então, tem conquistado algumas adeptas. O hypnobirthing consiste em uma espécie de hipnose pela qual a grávida passa, que inclui relaxamentos, meditação, áudios e a própria hipnose — estado de relaxamento consciente e profundo —, métodos que são ensinados em curso.
Ao contrário do que se imagina, a gestante fica hipnotizada durante o processo, mas não inconsciente. O método serve apenas para mudar o foco do estresse, do medo e da tensão - comuns no trabalho de parto — para um estado de tranquilidade e segurança.
Mesmo que a dor seja amenizada durante o processo, isso não significa que ela será inexistente. De acordo com a ginecologista obstetra Alessandra Fernandez, ouvida por Marie Claire, a combinação de relaxamento, respiração adequada e consciência sobre o que acontece com o corpo amenizam as concentrações musculares e uterinas que estão associadas ao parto.
— Há liberação de substâncias com o relaxamento. As endorfinas substituem os hormônios liberados pelo estresse que causam mal-estar e aumentam a sensação de dor — explica Alessandra.
Em relação às contraindicações, Alessandra diz que são inexistentes, e que qualquer mulher pode passar pelo processo. No entanto, alerta para o fato de que as gestantes que fazem o hypnobirthing não podem tratar o parto natural como único possível para o nascimento.
— Como recomendação médica, toda gestante deve ter sempre em mente que, no caso de urgência ou necessidade de intervenção, ela deve aceitá-la naturalmente como uma evolução do seu trabalho de parto, mesmo que não ocorra conforme esperado — recomenda.
O curso custa aproximadamente R$ 1,3 mil e inclui livros e áudios para relaxamento, além de aulas presenciais.