Conhecida como uma das aliadas da boa saúde, a vitamina D é vendida como um composto capaz de combater pressão arterial, controlar o peso e fortalecer os ossos. Entretanto, uma pesquisa publicada pela Associação Americana do Coração indica que ela não é assim tão importante para a saúde. As informações são da revista Exame.
Há algum tempo, pesquisadores já especulam que passar um longo período com baixos níveis da vitamina D no sangue pode proporcionar aumento de riscos de ataque cardíaco, derrame e insuficiência cardíaca.
Desta vez, uma equipe da Escola de Medicina de Harvard decidiu fazer o experimento contrário, testar de que forma o corpo reage quando os níveis da vitamina D estão elevados. No final, concluíram que não há uma diferença significativa na redução do risco de câncer ou ataque cardíaco em quem costuma ingerir suplementos compostos pela vitamina e quem se alimenta normalmente.
O estudo observou mais de 25 mil pessoas pelo período de seis anos. Entre eles, homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 55 anos. Divididos em dois grupos, uma parte fez uso de suplementos compostos por vitamina D, enquanto a outra era administrada com pílulas placebo — substância sem propriedades farmacológicas.
Ao longo do acompanhamento, 396 participantes que tomavam a vitamina tiveram ataque cardíaco, derrame ou morte por doença cardiovascular, e outros 793 foram diagnosticados com algum tipo de câncer. Já no grupo que recebeu as doses de placebo, 409 tiveram doenças do coração e 824 foram acometidos por câncer.
Por conta da pequena diferença no aumento do número de casos em ambas as situações, os pesquisadores concluíram que os resultados não são significativos para afirmar que a vitamina D tenha algum efeito em relação às doenças analisadas. Estudos anteriores já haviam comprovado o resultado, mas este foi feito de forma mais abrangente.
Entretanto, a baixa da vitamina pode indicar estados de saúde que exigem atenção. Alimentação balanceada e cuidados com a saúde ainda são a melhor opção para prevenir os mais variados tipos de problemas.