A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre atualizou, neste sábado (8), o percentual de imunizações contra sarampo e póliomielite na Capital: 68% do público alvo foi atingido. A meta é vacinar 95% das crianças de um a cinco anos incompletos. A prefeitura orienta que mesmo as crianças com a vacinação em dia recebam uma dose extra. Os adultos ou crianças mais velhas que não tiverem o calendário de vacinas completo também podem procurar os postos de saúde.
A campanha, que acabaria em 31 de agosto, foi prorrogada até o dia 14 de setembro no Rio Grande do Sul. No próximo sábado (15) ocorre o Dia D de vacinação.
Com 23 casos de sarampo confirmados em 2018, sendo 16 em Porto Alegre, o Rio Grande do Sul já tem o maior número de casos da doença desde o começo dos anos 2000. Antes disso, houve oito casos importados em 2010 e sete em 2011. O último surto ocorreu em 1997, inclusive com mortes no país e no Estado, e, até 1999, o Rio Grande do Sul ainda registrava casos autóctones, ou seja, contraídos em solo gaúcho. Toda a região das Américas é considerada livre da doença desde 2016. No entanto, se o vírus continuar circulando, este status poderá ser perdido.