Fechado desde 2013, o Hospital de Charqueadas terá as portas reabertas a partir da próxima semana. A promessa é do presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal'Molin, instituição que assumiu a gestão da casa de saúde. O anúncio foi feito pelo governador José Ivo Sartori nesta terça-feira (26), em visita ao município.
A intenção da Vila Nova é destinar uma equipe médica a Charqueadas já nos próximos dias, ampliando o atendimento ao longo do período até absorver toda a demanda de saúde da população da cidade.
— A gente já atende nos presídios com as equipes de saúde prisional e entendemos que é um deslocamento muito grande de presos a Porto Alegre. A ideia da parceria, entre Estado e prefeitura, é reabrir o hospital para evitar esse tipo de transporte, além de atender à população da cidade, que está sem hospital — destaca.
Desde o fechamento, em 2013, até meados do ano passado, o espaço do hospital era utilizado como pronto-atendimento. A ideia, agora, é retomar os 69 leitos – destinando 30 para a população carcerária, 12 para dependentes químicos e os demais para a comunidade em geral.
— Serão cerca de 200 internações por mês. Teremos ainda a possibilidade de realizar operações nas três salas do bloco cirúrgico — ressalta Dal’Molin.
O pronto-atendimento também voltará a funcionar 24 horas. De acordo com o governo do Estado, o prédio já conta Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), faltando apenas a autorização da Vigilância Sanitária.
O contrato da Secretaria Estadual da Saúde com Charqueadas está em tramitação, aguardando documentação da Vila Nova. O repasse mensal do governo Sartori será de R$ 395 mil e o da prefeitura de R$ 380 mil.