Um estudo publicado nesta quarta-feira (30) no periódico The Lancet Diabetes & Endocrinology reforça a ideia de que nem todo o obeso é saudável, contrariando a ideia que se tem de que pessoas acima do peso podem ter a saúde em dia quando os exames não apresentam alterações. Pesquisadores chegaram à conclusão depois de acompanhar, ao longo de aproximadamente 24 anos, mais de 90 mil mulheres norte-americanas.
— Se você é obeso, mas não tem doenças como diabetes ou hipertensão, não significa que você está livre do risco de desenvolver doenças cardiovasculares — disse ao HealthDay o líder do estudo, Matthias Schulze, do German Institute of Human Nutrition Potsdam-Rehbruecke, na Alemanha.
Segundo Schulze, a obesidade aumentou os riscos de sofrer com problemas de coração, na comparação com as mulheres com peso normal. Ao ajustar os fatores de risco, como idade, tabagismo e nível de atividade física, os pesquisadores descobriram que as obesas consideradas "metabolicamente saudáveis" tinham 39% mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares em relação àquelas com peso normal. No total, foram documentados 6.306 casos de doenças cardiovasculares, incluindo 3.304 infartos do miocárdio e 3.080 acidentes vasculares cerebrais.
Além disso, a pesquisa identificou que 84% das mulheres com peso considerado ideal e 68% das obesas "metabolicamente saudáveis" desenvolveram, ao longo dos anos, algum tipo de problema.
Para os pesquisadores, mesmo que a saúde metabólica seja mantida por longos períodos, a obesidade segue como fator de risco para doenças do coração. Contudo, o risco é maior naquelas pessoas com a saúde metabólica prejudicada em todas as faixas de Índice de Massa Corporal (IMC).