Com a chegada da estação mais quente do ano, os pais passam a se preocupar mais com a proteção das crianças com o sol. Chapéu, filtro solar, roupas e óculos de sol fazem parte do kit básico para levar à praia. Mas o que fazer com os bebês com menos de seis meses? Uma coisa é certa: eles não podem utilizar filtro solar.
O médico pediatra e vice-presidente da sociedade de pediatria do Rio Grande do Sul, Marcelo Porto, explica que a pele do bebê ainda está em desenvolvimento e absorve muito mais o produto e as químicas que ele traz. Além disso, o sistema imunológico do bebê não está totalmente formado e ele tem mais risco de toxicidade.
O médico é taxativo ao dizer que lugar de bebê não é na beira da praia e nem no sol. O especialista estende a recomendação, inclusive, até um ano de idade.
- O que um bebê faz na beira da praia? Não há motivos para expor uma criança tão pequena a riscos. Mesmo que sob o guarda-sol, os raios ultravioletas não são filtrados e atingem a pele do bebê. Além disso, os raios são refletidos pela areia. Mesmo na sombra, a criança terá queimaduras. É um risco desnecessário. O melhor é adiar a ida para a praia para o próximo verão.
A exposição ao sol é importante para o sistema imunológico das crianças, porém, jamais entre 10h e 17h, explica o médico. A mesma lógica serve para o repelente de mosquitos. Este produto também não pode ser usado até os seis meses de idade.