A prefeitura de Porto Alegre divulgou alerta epidemiológico, na manhã desta quinta-feira (9), informando sobre os riscos do veneno do escorpião amarelo (Tityus serrulatus), que pode provocar a morte. Em outubro, uma criança picada por um escorpião da espécie foi salva graças ao rápido atendimento médico. Conforme o Núcleo de Fiscalização Ambiental, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, os riscos de morte são ainda maiores em crianças de zero a nove anos, idosos e imunocomprometidos.
Em 2015, foi registrada uma infestação dessa espécie de escorpião em Porto Alegre, cujo foco era concentrado no bairro Lomba do Pinheiro, na Zona Leste, mesma localidade da recente ocorrência. A prefeitura ressalta que, em caso de picadas, a vítima deverá ser encaminhada imediatamente para o Hospital de Pronto Socorro do Município (HPS).
Fique de olho
- Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los.
- Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha.
- Mantenha camas e berços afastados da parede.
- Evite que lençóis toquem no chão.
- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões.
- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
Para manter o bicho longe
- Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, pois o desalojamento pode favorecer o aumento da população.
- Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins e terrenos baldios.
- Cuidado com restos de obras e terraplanagem que possam causar acúmulo de entulho.
- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos, que são fontes de alimento para os escorpiões.