Começa a funcionar nesta quarta-feira (09) a unidade de saúde na Penitenciária Regional de Caxias do Sul, na localidade do Apanhador. Semelhante a um posto de saúde, o serviço possibilita que os presos não precisem deixar o local para atendimentos da rede básica. A instalação da unidade teve investimento de cerca de R$ 170 mil da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Caxias do Sul.
O espaço conta com sala administrativa, consultório multiprofissional, consultório odontológico, sala de vacinas, sala de procedimentos, sala de lavagem e esterilização de material, quatro sanitários, farmácia, sala para coleta de exames, depósito de material de limpeza, expurgo e duas celas de observação. Uma delas tem isolamento para internação de detentos com doenças infectocontagiosas que aguardam transferência para média ou alta complexidade.
A prefeitura fornece equipes de trabalho, insumos e faz a manutenção do espaço. A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) cedeu assistentes sociais e psicóloga. O Governo do Estado é responsável pelo custeio de R$ 13,8 mil mensais. O projeto também aguarda habilitação do Ministério da Saúde para receber recursos federais.
Também está prevista a instalação de uma Unidade de saúde na Penitenciária Industrial de Caxias do Sul, que fica próximo à UCS.