Quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Porto Alegre são visitadas nesta segunda-feira (21) por representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). O objetivo é orientar os enfermeiros e técnicos de enfermagem a não liberar pacientes com casos não urgentes após a triagem. O agendamento para consulta posterior também deve ser evitado.
“Não compete à enfermagem dizer quem vai ou não ser atendido. O enfermeiro tem a competência de classificar o risco e a urgência do atendimento e não indicar o horário ou se o usuário deve ou não ser atendido”, relata o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza.
Durante a ação no Postão da Vila Cruzeiro, na zona sul da Capital, a equipe de enfermagem reclamou que faltam profissionais para que o atendimento seja ágil. Assim, nos casos em que não há urgência, os pacientes acabam esperando muitas horas pela consulta.
“O paciente não pode sair da emergência sem ser atendido. O que acontece é que o número reduzido de profissionais de enfermagem, médicos, assistentes sociais e psicólogos impede que sejam atendidos na brevidade necessária”, destaca o coordenador do Postão da Cruzeiro, Luiz Henrique Tarragô.
De acordo com ele, muitas vezes os pacientes reclamam da demora no atendimento, o que gera clima de tensão entre os profissionais do Postão e quem aguarda pela consulta. Ele também afirma que não há a possibilidade de melhorias a curto prazo, já que o problema histórico só se resolveria com o aumento na equipe.
A ação também está prevista para as UPAs Bom Jesus, Lomba do Pinheiro e Moacyr Scliar (zona norte).