Um estudo desenvolvido pelo IPA, em Porto Alegre, mostra que o suco de uva pode trazer uma série de benefícios para quem está acima do peso. Cobaias foram divididas em quatro grupos: um recebeu uma dieta normal, outros três uma dieta rica em lipídios, ou gorduras, sendo que dois deles também consumiram suco de uva, um suco convencional e outro, suco integral.
O experimento durou 90 dias. Ao final, os resultados apontam que vários problemas oriundos da dieta rica em lipídios como danos ao sistema nervoso central e o acúmulo de gordura no fígado foram minimizados por causa do consumo de suco de uva integral. A professora e pesquisadora do IPA, Caroline Dani, aponta que até mesmo a gordura abdominal das cobaias foi reduzida com a ingestão frequente da bebida. Caroline, que é doutora em Biotecnologia, alerta que para haver benefícios, é necessário o consumo frequente de suco. Ela recomenda 400 mililitros ao dia.
“Pode haver algum prejuízo se consumir mais do que isso por causa das calorias e da frutose para algumas pessoas com problemas de saúde. Se a pessoa for saudável e não tem restrições, pode até consumir mais”, indica Caroline.
Para quem não aprecia o gosto forte da bebida integral, a pesquisadora diz que é possível misturar água ao produto, sem perda das qualidades.
Pesquisas como essa auxiliam a impulsar a comercialização. Em 2013, 78 milhões de litros do suco de uva 100 por cento natural foram vendidos, segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho. O aumento em relação ano anterior foi de 40%.