A prática de atividades físicas faz bem para a saúde, contribuindo para o bem-estar e uma vida ativa. Mesmo assim, muita gente ainda torce o nariz para academia ou alguma modalidade esportiva. Para aqueles que não gostam ou acham monótono se exercitar em ambientes fechados, a saída é optar por exercícios ao ar livre. De acordo com Ricardo Beuren, cardiologista da Unimed Vale do Sinos, os benefícios da prática regular de esportes são muitos:
– Além de melhorar o condicionamento físico, previne doenças, melhora a imunidade, auxilia na perda de peso, reduz o colesterol e facilita o controle da diabete, fortalece os músculos e os ossos, incrementa a capacidade cardiovascular e pulmonar, melhora a autoestima, diminui a depressão e aumenta a longevidade.
Sabe aquele velho ditado “ano novo, vida nova?” Que tal colocá-lo em prática e cuidar mais da sua saúde? Com o auxílio do Dr. Beuren, listamos sete motivos para você incorporar o hábito da prática esportiva ao ar livre na sua rotina. Confira:
1. Aumento da disposição
Fazer esportes ao ar livre auxilia no combate à depressão: melhora não só o humor, como eleva a autoestima. Há um alívio do estresse, diminuição da ansiedade e uma visão mais positiva do cotidiano.
2. Todos podem fazer
Mesmo os portadores de patologias crônicas, após devida avaliação, são estimulados por seus médicos a praticar algum tipo de exercício que sua condição clínica permita. Beuren alerta que os cuidados devem ser individualizados de acordo com o esporte escolhido, mas de maneira geral a atenção deve ser dada à roupa, que deve ser adequada com a atividade e o clima, permitindo a transpiração.
Importante: escolha o calçado certo para diminuir o impacto, passe protetor solar, hidrata-se antes e durante a prática esportiva.
3. Melhor condicionamento físico
De acordo com Beuren, a proporção do benefício está diretamente relacionada a intensidade do treino. O médico alerta que a intensidade é mais importante que o tempo do exercício. Observadas as devidas indicações e orientações a cada caso, quanto maior o esforço e frequência maior a aptidão física adquirida. A caminhada simples é considerada atividade leve, proporciona benefícios, mas para quem tem condições, após a fase inicial, deve procurar evoluir para exercícios de maior demanda.
4. Contato Social
As atividades ao ar livre podem aumentar o contato social. Para ficar mais divertido, você pode convidar alguém para acompanhá-lo em uma caminhada ou corrida no parque, ou se reunir com os amigos para uma partida de vôlei ou futebol. Para quem quer se aventurar nas corridas, a sugestão é ficar de olho nas maratonas que acontecem na cidade ou na praia.
Fica a dica: dia 26 de janeiro será realizada a 15ª edição da TTT –Travessia Torres Tramandaí, uma boa oportunidade para acompanhar os participantes e um incentivo para você começar a correr.
5. Mais vitamina D
Os baixos níveis de vitamina D levam ao risco de desenvolver câncer, à baixa imunidade e aos distúrbios psicológicos e neurológicos. A exposição ao sol é a principal fonte dessa vitamina — cerca de 80% a 90%. Portanto, o tempo que você passa ao ar livre garante que seus níveis estejam dentro do esperado, prevenindo essas doenças e deixando sua vida mais saudável.
6. Economia
Para finalizar, praticar esportes ao ar livre faz bem para o seu bolso, além de ser benéfico para a saúde física e mental, é de graça. Escolha o local que mais combina com você, seja no parque, na rua ou na praia, e comece a se exercitar.