A partir de quinta-feira (1°), moradores de 18 bairros de Porto Alegre terão alteração de turno na coleta domiciliar de orgânicos e rejeitos na modalidade porta a porta. O serviço, que ocorria durante o dia, passará para a noite, a partir das 18h.
Conforme o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a mudança será parcial em 18 bairros, atingindo cerca de 14 mil endereços. O objetivo é adaptar a logística dos roteiros após o aumento do número de empreendimentos habitacionais na cidade.
A prefeitura dividiu as regiões em um mapa (veja abaixo). Em quatro áreas na cor laranja, a coleta domiciliar será realizada nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 18h. Os bairros atingidos parcialmente com esta frequência são Aparício Borges, Partenon, Vila João Pessoa, Santa Tereza, Teresópolis, Medianeira, Assunção, Tristeza, Cavalhada, Camaquã e Menino Deus.
Já nas partes marcadas com a cor roxa, a coleta domiciliar passará a ocorrer nas terças, quintas e sábados, também a partir das 18h. O atendimento do serviço com esta frequência afetará parcialmente os bairros Alto Petrópolis, Passo das Pedras, Vila Conceição, Tristeza, Camaquã, Cavalhada, Pedra Redonda, Santa Fé, Rubem Berta e Costa e Silva.
A coleta seletiva não sofreu modificações e o recolhimento de recicláveis continua normalmente.
O que é a coleta domiciliar porta a porta?
O recolhimento de orgânicos e rejeitos é realizado pelo menos três vezes por semana, não sendo permitida a mistura com resíduos recicláveis. Conforme instituído pelo Código Municipal de Limpeza Urbana, os resíduos orgânicos e os rejeitos devem ser apresentados para o serviço na rua, junto ao alinhamento de cada imóvel, nos dias e nos turnos estabelecidos pelo DMLU, conforme as regiões de abrangência.
Quais resíduos são destinados para a Coleta Domiciliar?
Resíduos orgânicos: trata-se de todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos e dejetos de animais domésticos.
Rejeitos: são resíduos sem potencial de reaproveitamento ou que não possuam viabilidade técnica e financeira de reciclagem. Exemplos: lacres de iogurte, manteiga e requeijão, papel engordurado e sujo, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, etiquetas adesivas, esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana, rolhas de cortiça.
Como conseguir mais informações?
Detalhes sobre as alterações de turno da Coleta Domiciliar podem ser adquiridas pelo telefone (51) 3289-6846 ou 156.