Os 60 animais que permaneceram em um dos maiores abrigos da Capital, fechado no último domingo (30), serão encaminhados para um galpão da prefeitura a partir desta terça-feira (2). Conforme a ONG Santuário Voz Animal, o Aubrigo Scooby, que ficava no estacionamento do Shopping Iguatemi, será realocado em um espaço do executivo municipal junto ao Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa.
A definição ocorreu após reclamações dos organizadores do abrigo, que tiveram uma reunião com a prefeitura de Porto Alegre na manhã de segunda (1º). O galpão foi oferecido como alternativa e visitado pelos responsáveis, que verificaram que o local atende às necessidades dos animais.
De acordo com Fernando Antunes, da ONG Santuário Voz Animal, a prefeitura irá fazer uma limpeza no local nesta manhã. Na parte da tarde, serão levantadas as baias, ou seja, as estruturas para os cães dormirem. Aos poucos, os animais também serão levados para o novo espaço. A expectativa é que o processo de transferência do abrigo seja finalizado até quarta (3).
— Vamos nos esforçar para tirar todos os animais do shopping ainda na terça, mas não sabemos se teremos pernas. Nós precisamos de voluntários que entendam de montagem de estrutura. Nossa expectativa é que, por ser em um local centralizado, a gente consiga mais ajuda de pessoas que possam ir até lá. E aí, sim, começar um abrigo novo, em um espaço da prefeitura, que finalmente tivemos essa demanda atendida. A ideia é fazer do espaço um abrigo modelo, que possa servir para, futuramente, desafogar outros abrigos que precisam ser desmobilizados — explica Antunes.
O espaço cedido pelo Iguatemi deixou de operar conforme prazo acordado. Inicialmente, ele deveria funcionar até 15 de junho, mas o período foi prorrogado até o final do mês de junhi. De acordo com o município, serão contratados mais veterinários e protetores para reforçar o atendimento.