
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, deve ultrapassar a cota de alerta na quarta (19) e seguir em elevação até quinta-feira (20). A projeção consta em boletim divulgado nesta terça pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Às 21h15min desta terça, a medição na Usina do Gasômetro, no centro da Capital, era 2m96cm, segundo sistema da Agência Nacional de Águas (ANA). Neste ponto, a cota de alerta é de 3m15cm e a cota de inundação é de 3m60cm.
Com previsão de chuva em grande parte do Estado nesta quarta, além da precipitação já registrada em afluentes do Guaíba desde a segunda, o IPH projeta continuidade da elevação ao longo de todo o dia, chegando a níveis próximos e até um pouco acima da cota de alerta entre a noite de quarta e a madrugada de quinta, quando a água deve voltar a baixar. Não há projeção de atingimento da cota de inundação no centro de Porto Alegre.

Esta alta do Guaíba deve afetar principalmente a região das ilhas de Porto Alegre, onde já há inundações, mas não representa risco de nova enchente para as regiões central, norte e sul da Capital.
O Guaíba atingiu o seu pico histórico no dia 5 de maio, quando o nível chegou a 5m35cm. O menor valor medido deste então foi 2m48cm, na última sexta-feira (14).