Presos há cinco semanas devido à enchente em Porto Alegre, aviões que ficaram ilhados no Aeroporto Salgado Filho começaram a ser retirados do local neste sábado (8). A medida ocorre após autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a conclusão da drenagem da pista. De acordo com nota publicada pela Anac, uma primeira etapa da operação contempla a decolagem de nove das 47 aeronaves retidas.
Os voos foram liberados em horários pré-definidos pela concessionária do Salgado Filho, a Fraport Brasil, em parceria com o serviço de tráfego aéreo. As atividades deste sábado foram encerradas antes das 16 horas. Segundo a Fraport, uma nova janela de remoções será avaliada após as demais empresas obterem a autorização junto à Anac.
Apesar da permissão, a nota da Anac destaca que as operações regulares no Aeroporto seguem suspensas por tempo indeterminado e não há liberação para voos comerciais com passageiros.
A retirada das aeronaves retidas passa por uma Autorização Especial de Voo (AEV), que inclui “uma análise de risco da operação, especialmente com relação aos aspectos de infraestrutura”, diz a nota.
Operadores aéreos e a administração do aeroporto se comprometeram com a adoção de procedimentos e ações de segurança para a realização do trabalho. As medidas de segurança também contam com a coordenação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
As operações no Salgado Filho estão suspensas desde o dia 3 de maio. A Fraport Brasil apresentou o prazo de reabertura do terminal, marcado para a segunda quinzena do mês de dezembro. A retomada deve ser parcial, mas a concessionária admite que a data ainda pode sofrer alteração.